free bootstrap templates

Entenda o mercado de Energia no Brasil

Antes da década de 1990,
O mercado brasileiro de energia elétrica até a década de 1990, era gerido unicamente pelo setor público, onde o Governo Federal era responsável pelos investimentos no setor.
Com o advento da Lei n°. 9.047 de 1995 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9074cons.htm) o setor passou por um processo de abertura de mercado, onde incorporou-se além do setor público, a iniciativa privada, com empreendimentos em cada uma das subdivisões do setor a partir de então: Geradores, Transmissores, Distribuidores, Comercializadores e Consumidores, fato que permitiu a atração de investimentos e expansão do setor.
Surgiu a partir de então, a figura do produtor independente de energia, e do consumidor livre o que permitiu a competição na comercialização de energia. Nesta época, foi criada a ANEEL, ONS e o MAE. (colocar links onde estiver em azul)
Com as Leis nº 10.847 e 10.848 de 2004 e pelo Decreto nº 5.163 de 2004, foram instituídas a EPE, o CMSE e a CCEE, o que permitiu a institucionalização da comercialização de energia nos ambientes ACR (Ambiente de Contratação Regulado / Cativo ) e ACL (Ambiente de Contratação Livre).
Mobirise

Diferenças entre o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) x Ambiente de Contratação Livre (ACL)

O consumidor que está no ACR é chamado consumidor cativo e suas características são:
        • Compra energia elétrica de sua distribuidora local que adquiriram tal energia em leilões           realizados pelo governo;
        • Não tem possibilidade de negociar preço, ficando sujeito às tarifas de fornecimento             estabelecidas pela ANEEL;
        • Com as novas regras tarifárias ficarão expostos às variações mensais do custo de geração             de energia através das bandeiras tarifárias.

Com isso, a compra da sua energia elétrica no ACR funciona assim:

Mobirise

O consumidor que está no ACL é chamado consumidor livre e suas características são:

        • Tem a possibilidade de desenvolver estratégias comerciais na contratação de sua energia         elétrica;
        • Tem a condição de negociar preço, prazo, indexação e flexibilidade na quantidade         consumida;
        • Tem a opção de escolher seu fornecedor de energia, que pode ser um Gerador ou um         agente comercializador.

Com isso, a compra da sua energia elétrica no ACL funciona assim:

Mobirise
Resumindo, no mercado livre, o consumidor compra sua energia elétrica diretamente de um gerador ou por intermédio de um agente comercializador.
Atualmente, há mais de 1800 consumidores usufruindo os benefícios do mercado livre. No Mercado Livre de Energia, o consumidor pode escolher o seu fornecedor de energia elétrica em toda a extensão do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme sua conveniência, bem como o melhor preço, ofertado pelos geradores ou agentes comercializadores. 

Autorizado:

Logo ANEEL     Logo CCEE     Logo ABRACEEL

TESLA COMERCIALIZADORA DE ENERGIA LTDA.

Av. Roque Petroni Jr. 1089, Conj. 501
Jd. das Acácias - São Paulo - SP
CEP: Não Disponível

Contatos

Email: contato@tesla-energia.com

Telefone: (11) 3033-9751